quarta-feira, 20 de maio de 2009

LUIS GUIMARÃES JÚNIOR



Visita à casa paterna
(Luis Guimarães Júnior)






Como a ave que volta ao ninho antigo,
depois de um longo e tenebroso inverno,
eu quis também rever o lar paterno,
o meu primeiro e original abrigo.

Entrei. Um gênio carinhoso e amigo,
e fantasma talvez do amor materno,
tomou-me as mãos, olhou-me grave e terno,
e passo a passo, caminhou comigo.

Era esta a sala (oh, se me lembro, e quanto!)
em que a luz noturna à claridade,
minhas irmãs e minha mãe... O pranto

jorrou-me em ondas... Resistir quem há de?
Uma ilusão gemia em cada canto,
chorava em cada canto uma saudade!








FARACO, Sérgio, org. Livro dos Sonetos 1500 – 1900. Porto Alegre: L&PM, 1996.

Sobre Luis Guimarães Júnior clique no linque abaixo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_Caetano_Pereira_Guimar%C3%A3es_J%C3%BAnior

Nenhum comentário: