segunda-feira, 18 de abril de 2011

ATENÇÃO

Divagações sobre a criação e a administração deste blog.






Pausa para pensar novos rumos e tentar comentar alguns aspectos destes quatro anos do Blog Reflexões.



Pensar novos rumos por sentir necessário abordar outras estratégias para tentar contribuir no estudo das relações sociedade e cultura.Tomando como base as informações obtidas na administração deste blog.



Espero que em breve tenha algo a propor neste sentido.



O Reflexão nasceu em Abril de 2007, com uma proposta não muito detalhada: “Pretendo dividir algumas reflexões e espero que os leitores mandem as suas preferidas.
Divirtam-se!”



Tentamos, através de suas edições diárias,difundir pensamentos sobre tais relações (sociedade e cultura), procurando teorizar o mínimo sobre nosso trabalho. Hoje, quando já não ligo tanto para críticas mordazes, podemos falar besteiras mais pessoais. Besteiras tais como o motivo que me convenceu a tentar fazer algo que ajudasse a aumentar o repertório de diversos colegas: o fato de ao longo de uma convivência de mais de dez anos com alunos, e até com alguns professores, que demonstravam um radical desconhecimento de muitos dos mais brilhantes estudiosos de sociedade e cultura.



Ora, se a academia gentilmente perdia seu tempo com um aluno que claramente não servia para se tornar um acadêmico, nada mais justo do que retribuir tentando aumentar o conhecimento dos colegas, futuros e atuais, da maneira mais parecida com a notação que encontrariam em aula.



Através dos mecanismos de acompanhamento dos acessos aos sites, algumas características dignas de ponderação se mostraram surpresa para mim. O número de leitores, tanto eventuais quanto regulares, que cresce constantemente no chamado “interior” do Brasil. Existem leitores de nossa língua em praticamente “todo” o mundo. Certos campeões de visitas como Marc Bloch, Abraham Moles, Theodor Adorno e muito outros que considerava “herméticos” numa primeira leitura.



Aliás, penso que a análise dos dados sobre o Reflexões mostrados nesses mecanismos de estatística (tipo Sitemeter) pode surpreender quem se interessa sobre a circulação dos estudos sobre “ciências humanas” entre a população.




Em tempo, agradeço emocionado todas as palavras de apoio recebidas e também as tentativas sinceras de que eu parasse de escrever besteira.




Mais uma vez, obrigado ao pessoal do Blogger, do Sitemeter e do Google, companheiros indispensáveis nessa aventura.

Um comentário:

Anna Flávia disse...

Ah, James... Volte. Uma proposta tão boa o Reflexões. Conheci autores, aprendi e repassei o que aprendi aqui.

Espero que voltes logo. Volte com um Reflexões 2.0 ou outro blog que seja, mas volte. :)

Beijo!