terça-feira, 19 de abril de 2011

GOOGLE 1

Divagações sobre a criação e a administração deste blog.






Da importância do Google para o desenvolvimento do projeto.






Nos primórdios de nossas postagens, pensávamos que a pequena propaganda do Google, que ostentávamos com orgulho, seria a chave para o sucesso comercial fantástico que certamente teríamos. Para logo percebermos que o volume de leitores para tirar do zero nossa conta nunca seria atingido. Nossa surpresa foi o interesse e a boa vontade da equipe do Google no intuito, semelhante ao nosso, de disponibilizar conteúdo de bom nível, de uma forma palatável e não muito superficial, para os que consultavam seu mecanismo de busca.




Aos poucos, fomos percebendo mãos humanas tratando certas “entradas” geradas pelo Reflexões, em tarefas que acreditávamos seriam funções de “robots” voltados para interesses puramente comerciais.




Partindo da excelência técnica de seu pessoal, sentíamos o desenvolvimento de uma ética, em muitos aspectos, semelhante à encontrada nos meios convencionais de “produção” de conhecimento. Práticas tais como respeitar quem postou primeiro determinada informação, dentro dos requisitos aceitáveis, quando precisavam “desempatar” uma posição nas folhas de resposta, em detrimento da posição de número de leitores ou outros interesses comerciais.




Hoje em dia, a política de Google no tratamento das informações “acadêmicas” em nível global não é mistério para ninguém, mas o desenvolvimento do relacionamento entre acadêmicos e um mecanismo a principio tão voltado para o lucro imediato mostra boa vontade de ambos os lados. Podemos imaginar um grande poder para essa parceria no futuro.





Continuaremos refletindo sobre essa pequena parte do Google que tangencia nossa atividade. Afinal, quando eu passei dez dias sem postar nada, nas últimas férias, tive mais leitores que na semana anterior...

Nenhum comentário: