quarta-feira, 27 de abril de 2011

SITEMETER 2

Divagações sobre a criação e a administração deste blog.







Comecei a furar a neblina entre o blog e os leitores quando conheci os rastreadores de tráfico tipo Sitemeter.



O usuário do Sitemeter tem acesso a uma página com os dados de tráfico de seu blog e recebe um email semanal com um sumário desses dados. Sendo cobradas taxas por informações adicionais a serem disponibilizadas.



A título de curiosidade, mostro os dados do primeiro relatório semanal (14/6/2007) que recebemos sobre o Reflexões, valendo notar o resultado pífio no que se refere a número de visitantes, mas indicando um certo interesse dos que apareceram (passaram em média 4 minutos e 16 segundos por visita, o que para a Internet é uma eternidade). O Reflexões estava com menos de dois meses no ar.



REFLEXÕES
(código)

-- Site Summary ---
Visits

Total ........................... 12
Average per Day .................. 6
Average Visit Length .......... 4:16
This Week ....................... 12

Page Views

Total ........................... 28
Average per Day ................. 14
Average per Visit .............. 2.3
This Week ....................... 27




Pouco tempo depois passamos para um contrato com o Sitemeter que fornecia mais dados, e, como veremos, deu novas cores a brincadeira.



Na utilização de qualquer dos contadores de tráfico devemos ter em conta o que eles chamam de “Visits” e de “Page Views”.





Uma “visit” ocorre quando alguém ou algo (robôs) visitam seu site. Ela pode consistir de uma ou mais “page views”.



Uma “page view” (ou impressão de página) é uma solicitação para carregar uma única página HTML de um site da Internet.




Aos poucos toda essa lógica fica óbvia.



Nesta versão do Sitemeter já deu para notar que o Google estava disparando na frente dos dispositivos de busca que competiam na época. Mas seria com o uso do nível mais avançado que a combinação com os dados do Google rendeu.

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