sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

THOREAU (3)



Thoreau
Em
Andar A Pé






“A ignorância de um homem às vezes não é só útil, mas bela – ao passo que seus pretensos conhecimentos são mais que inúteis, além de serem feios.

Qual o melhor homem com quem tratar-se – o que nada sabe de um assunto e, o que é extremamente raro, sabe que nada sabe, ou o que realmente sabe alguma coisa do assunto, mas julga que sabe tudo?

Meu anseio de saber é intermitente, mas o meu anseio de banhar a cabeça em atmosferas que os pés desconhecem é perene e constante.

O ponto mais alto a que podemos atingir não é o saber, mas a simpatia com inteligência.

Ignoro se esse conhecimento superior importa em alguma coisa mais definida que uma novel e grande surpresa sobre uma revelação repentina da insuficiência de tudo que antes chamávamos conhecimento – uma descoberta que existem mais coisas no céu e na terra do que as com que sonha a nossa filosofia”.




“Há algo de servil no hábito de invocar uma lei que devemos obedecer. Podemos estudar as leis por conveniência própria, mas uma vida vitoriosa não conhece leis”.





THOREAU, Henry David. “Andar A Pé”. In. Ensaístas Americanos. Prefácio de Rone Amorim. Tradução de Sarmento de Beires e José Duarte. Rio de Janeiro/ São Paulo/ Porto Alegre: W. M. Jackson Inc. Editores, 1953.

Sobre o autor:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Henry_David_Thoreau

Um comentário:

Anônimo disse...

James,

agradeço o LINK para PETIÇÃO, já ssinei, e postarei amanha para todos assinarem.

Forte abraço,