segunda-feira, 15 de outubro de 2007

ALAN WATTS (6)

Alan Watts
Em
Tabu





“Tal como o verdadeiro humor é rir de si mesmo, a verdadeira humanidade é o conhecimento de si mesmo.
As outras criaturas talvez também amem e riam, falem e pensem, mas a peculiaridade especial dos seres humanos parece ser seu raciocínio: pensam sobre o pensamento e sabem que sabem”.


“A consciência de si mesmo conduz à admiração e a admiração à curiosidade e à investigação, de maneira que nada interessa mais às pessoas do que as pessoas, mesmo que seja apenas a própria pessoa de cada um.
Todos os indivíduos inteligentes desejam saber o que é que os faz funcionar e, apesar disso, sentem-se fascinados e frustrados pelo fato de que seu próprio ser é o que existe de mais difícil para conhecer”.


“Aqueles a quem somos tentados a chamar de estúpidos ou chatos são, justamente, os que nada encontram de fascinante em serem humanos; sua humanidade é incompleta, já que nunca os surpreendeu.
Também há algo de incompleto naqueles que nada encontram de fascinante em ser.
O leitor poderá dizer que isto é um preconceito profissional de filósofo – que as pessoas são defeituosas por não terem o sentido do metafísico.
Mas qualquer pessoa que pense tem de ser um filósofo – bom ou ruim – pois é impossível pensar sem premissas, sem suposições básicas (e, neste sentido, metafísicas) sobre o que é sensato, o que é a vida adequada, o que é a beleza e o que é o prazer.
Ter tais suposições, consciente ou inconscientemente, é filosofar”.




WATTS, Alan. Tabu – O que não o deixa saber quem você é?. Tradução de Fernando de Castro Ferreira e Olavo de Carvalho. Edição especial de Planeta n 53-A. São Paulo: Editora Três, 1973.



Alan Watts foi um dos grandes divulgadores do pensamento zen-budista nos Estados Unidos e na Inglaterra. Recebeu o grau de mestre do Seabury-Western Theological Seminary, em Illinois, e um doutorado honorário em divindade da University of Vermont. Nasceu na Inglaterra, em 1915 e morreu em 1973 nos Estados Unidos.



Sobre o autor:
http://en.wikipedia.org/wiki/Alan_Watts

2 comentários:

Anônimo disse...

James,

NADA de ECOLOGIA por aqui, hoje????

(;-(


Abração!

james emanuel de albuquerque disse...

Perdão mestre.

Não prestei atenção e perdi o movimento.

Um abraço.