terça-feira, 23 de outubro de 2007

PAUL VALÉRY

Dos Cadernos de Valéry



“Meu fácil me enfada. Meu difícil me guia”.


“As obras do homem me parecem excrementos – resíduos de atos. Eu só as amo por imaginar os atos formadores”.


“Horror da repetição, do trabalho isolado da invenção, da facilidade, da ambição fundada nos outros.
... tentar descobrir, liberar, eliminar tudo o que se repete, ou repete – Daí tantas buscas”.


“O verdadeiro pecado é escrever para o público”.


“Não cabe ao autor, mas ao outro fornecer os seus sentimentos. A finalidade de uma obra – honesta – é simples e clara: fazer pensar. Fazer pensar, a contragosto, o leitor. Provocar atos internos”.




CAMPOS, Augusto de. Paul Valéry: A serpente e o pensar. São Paulo: Editora Brasiliense, 1984.

Sobre o autor:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Paul_Val%C3%A9ry

6 comentários:

Rui Caetano disse...

Concordo plenamente, uma obra tem a função de despertar as consciências, tem o papel de fazer os leitores reviverem as vidas dos outros para que se possam rever e se olhar ao espelho dos outros para que aí pensem em si mesmos.

Anna Flávia disse...

Verdade.

Beijo

Helena disse...

“Não cabe ao autor, mas ao outro fornecer os seus sentimentos. A finalidade de uma obra – honesta – é simples e clara: fazer pensar. Fazer pensar, a contragosto, o leitor. Provocar atos internos”.

Aqui está escrito aquilo que eu penso.
Por tudo isto e mais, gosto tanto de ler, remexer com o meu sentir.

Abraço ou beijo, conforme preferir.

un dress disse...

ah sim e

depois a importãncia do processo

a nível de crescimento.

bem maior que a do produto!!



beijO

ddd disse...

Ótimo o seu blog. Parabéns... Ah, segui o seu conselho e mudei a cor da fonte do meu blog, o cabidela digital... hehe valeu pela dica...
vou ficar passando por aqui.
Só pra refletir!
abs
daniel

Carol Rocha disse...

Me identifico plenamente com a primeira frase. rs