terça-feira, 30 de outubro de 2007

HEGEL (2)

Hegel
Em
Introdução à História da Filosofia




“A filosofia desponta num determinado momento de desenvolvimento da cultura. Contudo, os homens não criam uma filosofia ao acaso: é sempre uma determinada filosofia que surge no seio dum povo, e a determinação do ponto de vista do pensamento é idêntica à que se apodera de todas as demais manifestações históricas do espírito desse povo, está em íntima relação com elas e delas constitui o fundamento”.


“Sempre que o espírito alcançou determinado grau da sua autoconsciência, elabora e faz penetrar este princípio em toda a riqueza das suas múltiplas relações.
Este rico espírito dum povo é um organismo, semelhante a uma catedral que, composta de numerosas abóbadas, naves, colonadas e vestíbulos, é sempre manifestação dum todo, duma unidade, cujas partes se coadunam para um fim.
A filosofia é uma forma destes múltiplos aspectos”.


“Enquanto a filosofia está no espírito do seu tempo, este é o seu conteúdo determinado; mas, simultaneamente, como saber, pelo fato de o ter situado em frente de si (como problema), já o ultrapassou; mas este progresso limita-se à forma, visto que na realidade não possui outro conteúdo”.







HEGEL, G. W. F. “Introdução À História Da Filosofia”. Tradução de Antônio Pinto de Carvalho. In. _________ Hegel. São Paulo: Abril Cultural, 1980. (Os pensadores)


Sobre o autor:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Georg_Wilhelm_Friedrich_Hegel

Um comentário:

Anna Flávia disse...

Filosofia não é meu forte.

E começarei por esse, então. :)
Obrigada.


Beijo