quarta-feira, 3 de outubro de 2007

SÖREN KIERKEGAARD

Sören Kierkegaard
Em
Diário De Um Sedutor



“Os meus olhos nunca se cansam de aflorar essas riquezas externas, essas emanações propagadas pela beleza feminina. Cada elemento particular possui dessa beleza uma pequena parcela, sendo, ao mesmo tempo, completo em si próprio, feliz, alegre, belo”.


“Cada uma tem o seu sorriso alegre; o olhar ladino; os olhos ardentes de desejo; a fronte altiva; o espírito galhofeiro; a doce melancolia; a intuição profunda; o humor sóbrio e fatídico; a nostalgia terrestre; as emoções não confessadas; as sobrancelhas eloqüentes; os lábios interrogadores; a testa cheia de mistério; os caracóis sedutores; os cílios que escondem o olhar; o orgulho divino; a castidade terrena; a pureza angélica; o insondável rubor; os passos leves; o balançar gracioso; a pose langorosa; o devaneio cheio de impaciência; os suspiros inexplicados; a cintura esbelta; as formas suaves; o colo opulento; as ancas bem arqueadas; o pé pequeno; a mão gentil. – Cada uma tem o seu, e uma tem o que a outra não possui”.


“E quando vi e revi, contemplei e voltei a contemplar as riquezas deste mundo, quando sorri, suspirei, lisonjeei, ameacei, desejei, tentei, ri, chorei, esperei, ganhei, perdi – fechei o leque, e o que era esparso reúne-se numa coisa só, as partes conjugam-se num todo. A minha alma alegra-se então, o meu coração bate mais rápido, e a paixão incendeia-se”.





KIERKEGAARD, Sören. Diário De Um Sedutor. Tradução de Jean Melville. São Paulo: Editora Martin Claret, 2004.

Sobre o autor:
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%B8ren_Kierkegaard

3 comentários:

Lord Broken Pottery disse...

James,
Que texto bonito!
Grande abraço

Helena disse...

O bom do sedutor colocou as mulheres num pedestral:).
Até a mim me seduziu.
Gostei, encantador.

Abraço, James.

Sweet Poison Female disse...

Esse livro é interessante, o sedutor Johannes faz um intenso jogo para conquistar a inocente Cordélia para cortejá-la e depois abandoná-la. Não creio que exalte tanto a figura feminina, quando ele a coloca em uma situação de vítima, de um joguete. Mas Kierkegaard é um dos Filósofos que vale a pena ler e reler, ele é incrível em todas as suas obras.

Belo post caro James.