sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

ALVARENGA PEIXOTO



ESTELA E NISE
(Alvarenga Peixoto)





Eu vi a linda Estela, e namorado
Fiz logo eterno voto de querê-la;
Mas vi depois a Nise, e a achei tão bela,
Que merece igualmente o meu cuidado.

A qual escolherei, se neste estado
Não posso distinguir Nise de Estela?
Se Nise vir aqui, morro por ela;
Se Estela agora vir, fico abrasado.

Mas, ah! Que aquela me despreza amante,
Pois sabe que estou preso em outros braços.
E esta não me quer por inconstante.

Vem, Cupido, soltar-me destes laços;
Ou faz de dois semblantes um semblante,
Ou divide o meu peito em dois pedaços!




Lousada, Wilson. (Org.) Cancioneiro Do Amor: os mais belos versos da poesia brasileira – Árcades; Românticos e Parnasianos. 2a. ed. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1952.

Sobre o autor:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alvarenga_Peixoto

3 comentários:

Sei que existes disse...

Passei para te desejar um Feliz Natal!
Beijo grande

un dress disse...

belas metades...

belo assim ser.




:) beijO

L.Reis disse...

Passei hoje por aqui, só para te desejar um daqueles Natais onde o tempo é apenas uma folha onde se desenham sorrisos que se pintam com as cores da magia :)
Bom Natal!!