quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

JUAN LUÍS VIVES



Juan Luís Vives
Em
Introdução À Sabedoria





“Há, em nossa alma, duas partes.
Uma superior e outra inferior; a superior chama-se mente, à qual (porque nos entendemos) podemos chamar entendimento, com tal que saibamos que esta parte contém, também em si, a vontade, e, em tudo quanto entende ou resolve, ou sabe, se serve e se vale da razão, do juízo e do engenho; por esta parte, somos homens semelhantes a Deus, e somos mais excelentes que todos os outros animais.

A segunda parte, que dizemos inferior, está mais apegada ao corpo, do que se segue ser bruta, fera, rija, mais semelhante à besta que ao homem; há nela aqueles movimentos que poderiam chamar-se afectos, perturbações ou paixões, como sejam arrogância, inveja, malquerença, ira, medo, tristeza, cobiça de todos os bens que ela imagina, gozos vãos e loucos, e outras mil enfermidades.
Essa parte inferior tem também o nome de alma, ainda que, por ela, não nos diferenciemos das bestas.
E, por ela, nos apartamos infinitamente de Deus, que é livre e isento de toda paixão, turbação ou enfado.
É esta a ordem da natureza: que a sabedoria governe e reja todo o universo, e que tudo quanto vemos criado obedeça ao homem; e que, no homem, o corpo sirva ao ânimo, que assim chamamos agora à parte que dissemos ser inferior, e que esta ande sujeita ao entendimento, e este, a Deus; e quem deixar de seguir esta ordem peca”.





VIVES, Juan Luís. Introdução À Sabedoria. In. PÉREZ, David J. (Org.). Moralistas Espanhóis. Tradução de Acácio França. Rio de Janeiro/São Paulo/Porto Alegre: W. M. Jackson Inc. Editores, 1952.


Sobre o autor:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Juan_Lu%C3%ADs_Vives

Um comentário:

Alessandra Espínola disse...

Muita vez a parte superior é inferior no mando. O ser humano é pr'além dessa parte inferior sem deixar e sem querer de deixar de o ser.