quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

VOLTAIRE (4)



Voltaire
Em
Discurso Sobre a História de Carlos XII





“O prurido de transmitir à posteridade detalhes inúteis e de deter o olhar dos séculos futuros sobre acontecimentos vulgares, vem de uma fraqueza muito comum aos que viveram em alguma corte e tiveram a infelicidade de haver tomado parte nos negócios públicos.
Passam, então, a encarar a corte onde viveram como a mais bela de todas; o rei que viram, como o maior de todos os monarcas; os negócios em que se envolveram, como os mais importantes do mundo.
E imaginam que a posteridade verá tudo isso com os mesmos olhos”.


“Que um príncipe mova uma guerra; que a sua corte seja perturbada por intrigas; que ele compre a amizade de um dos vizinhos e venda a sua a outro; que ele faça, enfim, a paz com os inimigos, depois de algumas vitórias e algumas derrotas, seus súditos, entusiasmados pela trepidação desses acontecimentos presentes, julgam estar vivendo a época mais singular desde a criação do mundo.
E que acontece?
O príncipe morre; tomam, depois dele, medidas inteiramente diversas; esquecem as intrigas da corte, os seus ministros, os seus generais, suas guerras e o próprio monarca”.




VOLTAIRE. Seleções. Tradução de J. Brito Broca. Rio de Janeiro/ São Paulo/ Porto Alegre: W. M. Jackson Inc. Editores, 1952.

Sobre o autor:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Voltaire

Nenhum comentário: