quarta-feira, 17 de junho de 2009

FRANZ BOAS



Franz Boas
Em
O que penso do mundo e dos homens.






“A origem psicológica da crença implícita na autoridade da tradição, a qual era tão estranha a meu espírito e em ocasião anterior me chocara, tornou-se um problema que absorveu meus pensamentos por muitos anos.

Com efeito, toda a minha concepção da vida social é determinada pela pergunta: como podemos reconhecer as algemas que sobre nós colocou a tradição?

Porque, se as reconhecemos, também podemos quebrá-las.

Não podemos esperar que todos, independentemente executem essa tarefa.

Considero dever daqueles que se dedicam ao estudo dos problemas sociais adquirir mais clareza em relação a essas questões e fazer com que através de sua influência intelectual essas cadeias em que a tradição nos prendem sejam gradualmente quebradas”.



“Se pudermos descobrir o que é geralmente humano e o que é culturalmente determinado, poderemos achar as linhas de comportamento que devem guiar-nos, pois se concebe que os traços de comportamento comuns a toda humanidade são biologicamente determinados, ao passo que os traços especiais são devidos à história particular de cada cultura”.






FADIMAN, Clifton. (Introdução e notas biográficas). O que penso do mundo e dos homens. Tradução de Sônia Barros Sawaya e Paulo Sawaya. São Paulo: Editora Universitária, 1945.

Sobre Fadiman clique no linque abaixo:
http://en.wikipedia.org/wiki/Clifton_Fadiman

Sobre Franz Boas clique no linque abaixo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Franz_Boas

Um comentário:

Sandra disse...

Muito legal o seu texto.O ultimo paragráfo diz tudo.
Tem um selo muito especial para vc.
Tem selo em meu blog coletivo para vc, que é muito especial.passe lá
http://sandrarandrade7.blogspot.com/
Te espero.
Sandra