quarta-feira, 10 de junho de 2009

HAROLD LASKI



Harold Laski
Em
Fé, Razão e Civilização.





“Dada uma sociedade que se baseie, como a nossa, no princípio aquisitivo, pouco se pode esperar dela no sentido de um cumprimento aprofundado do ideal de fraternidade.

Porquanto, desde o momento em que, dentro dela, a importância de seus cidadãos for baseada, não nos serviços que possam prestar reciprocamente, mas sim na propriedade que possam acumular, torna-se inevitável que a importância deles será ligada, não mais às suas semelhanças, e sim às suas diferenças.

E o mecanismo inteiro de suas instituições será voltado, não a um corresponder eqüitativo às necessidades iguais, e sim à manutenção da correspondência diversificada, imposta pelo seu sistema de propriedade, a qual, contudo, se relaciona com necessidades que são reconhecidas como iguais todas as vezes que essa sociedade se vê ameaçada do perigo comum”.



“É ponto fundamental, tanto dos Evangelhos como do socialismo, que não há distinção entre Judeus e Gentios, entre escravos e senhores; mas enquanto os laços de sangue dão aos filhos direito aos bens dos pais, num sistema de relações em que a propriedade do indivíduo é proporcionalmente dividida entre os seus parentes, a família torna-se instigadora da avareza e da mesquinharia, obstáculo, em vez de instrumento, à fraternidade na estrutura social”.







LASKI, Harold. Fé, Razão e Civilização. Tradução de Vivaldo Coaracy e Guido Coaracy. Rio de Janeiro: José Olympio, 1946.

Sobre Harold Laski clique no linque abaixo:
http://en.wikipedia.org/wiki/Harold_Laski

Nenhum comentário: