quinta-feira, 18 de junho de 2009

FREUD (3)



Sigmund Freud
Em
Cinco lições de psicanálise.







“A fuga da realidade insatisfatória para aquilo que pelos danos biológicos que produz chamamos doença não deixa jamais de proporcionar ao doente um prazer imediato; ela se dá pelo caminho da regressão às primeiras fases da vida sexual a que na época própria não faltou satisfação.

Esta regressão mostra-se sob dois aspectos: temporal, porque a libido, na necessidade erótica, volta a fixar-se aos mais remotos estados evolutivos – e formal, porque emprega os meios psíquicos originários e primitivos para manifestação da mesma necessidade.

Sob ambos os aspectos a regressão orienta-se para a infância, restabelecendo um estado infantil da vida sexual”.



“Todas as vezes que tratamos psicanaliticamente um paciente neurótico, surge nele o estranho fenômeno chamado “transferência”, isto é, o doente consagra ao medico uma série de sentimentos afetuosos, mesclados muitas vezes de hostilidade, não justificados em relações reais e que, pelas suas particularidades, devem provir de antigas fantasias tornadas inconscientes.

Aquele trecho da vida sentimental cuja lembrança já não pode evocar, o paciente torna a vivê-lo nas relações com o medico; e só por este ressurgimento na transferência é que o doente se convence da existência e do poder desses sentimentos sexuais inconscientes”.










FREUD, Sigmund. Cinco lições de psicanálise. Tradução de Durval Marcondes e J. Barbosa Correa, revista e modificada por Jayme Salomão. In.__________Freud. Seleção de textos de Jayme Salomão. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Os pensadores).

Sobre o autor:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sigmund_Freud

Nenhum comentário: