quarta-feira, 4 de novembro de 2009

ANNIE WOOD BESANT



Annie Wood Besant
Em
Karma.




“O espírito, ao agir na região que lhe é própria, na matéria sutil do plano psíquico superior, gera imagens, formas-pensamentos.

À imaginação tem-se chamado, com muitíssima propriedade, a faculdade criadora do espírito; e mal sabem aqueles que se servem desta aparente metáfora, quanto a expressão é literalmente verdadeira.

Esta faculdade, de dar à luz imagens, é o poder característico do espírito; um vocábulo é apenas uma tentativa de representação parcial de uma imagem mental.

Uma idéia, uma imagem mental, é sempre complicada; para a traduzir com propriedade, pode ser necessária uma frase completa; se nos servimos de uma só palavra para a representar, é porque tomamos apenas uma das suas particularidades mais flagrantes, e com esta exprimimos, embora muito imperfeitamente, o todo.

Quando dizemos “triângulo”, esta palavra evoca no espírito de quem a ouve uma imagem que, para ser perfeitamente expressa por meio de palavras, exigiria uma longa descrição.



É por meio de símbolos que o homem pensa; e depois, a pouco e pouco, laboriosamente, resume com imperfeição os símbolos em palavras”.









BESANT, Annie W. Karma. Tradução de Mário de Alemquer. São Paulo: Pensamento, s/data.

Sobre Annie Besant clique no linque abaixo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Annie_Wood_Besant

Nenhum comentário: