segunda-feira, 15 de março de 2010

KARL POPPER (2)



Karl Popper
Em
Conhecimento Objetivo.






“Historicamente, encontrei minha nova solução do problema psicológico de indução de Hume antes de minha solução do problema lógico: foi aí que observei primeiro que a indução – a formação de uma crença por meio de repetição – é um mito.

Primeiramente em animais e crianças, mas depois também em adultos, foi que observei a imensamente forte necessidade de regularidade – a necessidade que nos leva a procurar regularidades; que às vezes os faz experimentar regularidades mesmo onde não há nenhuma; que os faz aferrar-se dogmaticamente a suas expectativas; e que os torna infelizes e pode mesmo impeli-los ao desespero e à beira da loucura se certas regularidades admitidas ruírem.

Quando Kant disse que nossa inteligência impõe suas leis à natureza, estava certo – só que não notou quantas vezes nossa inteligência falha ao tentá-lo: as regularidades que tentamos impor são psicologicamente a priori, mas não há a menor razão para admitir que sejam válidas a priori, como pensou Kant.

A necessidade de tentar impor tais regularidades a nosso ambiente é claramente inata e baseada em impulsos, ou instintos”.




“Só o conhecimento objetivo é criticável: o conhecimento subjetivo só se torna criticável quando se torna objetivo.
E torna-se objetivo quando dizemos o que pensamos; e mais ainda quando o escrevemos, ou imprimimos”.







POPPER, Karl R. Conhecimento Objetivo: uma abordagem evolucionária. Tradução de Milton Amado. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia; São Paulo: Ed. Da Universidade de São Paulo, 1975.

Sobre Karl Popper clique no linque abaixo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Karl_Popper

Nenhum comentário: