sábado, 6 de março de 2010

MICHEL FOUCAULT (5)

Michel Foucault
Em
A ordem do discurso.




“No discurso que hoje eu devo fazer, e nos que aqui terei de fazer, durante anos talvez, gostaria de neles poder entrar sem se dar por isso.

Em vez de tomar a palavra, gostaria de estar à sua mercê e de ser levado muito para lá de todo o começo possível.

Preferia dar-me conta de que, no momento de falar, uma voz sem nome me precedia desde há muito; bastar-me-ia assim deixá-la ir, prosseguir a frase, alojar-me, sem que ninguém se apercebesse, nos seus interstícios, como se ela me tivesse acenado, ao manter-se, um instante, em suspenso.

Assim não haveria começo; e em vez de ser aquele de onde o discurso sai, estaria antes no acaso do seu curso, uma pequena lacuna, o ponto do seu possível desaparecimento”.




“O desejo diz: “Eu, eu não queria ser obrigado a entrar nessa ordem incerta do discurso; não queria ter nada que ver com ele naquilo que tem de peremptório e de decisivo; queria que ele estivesse muito próximo de mim como uma transparência calma, profunda, indefinidamente aberta, e que os outros respondessem à minha expectativa, e que as verdades, uma de cada vez, se erguessem; bastaria apenas deixar-me levar, nele e por ele, como um barco à deriva, feliz”.

E a instituição responde: “Tu não deves ter receio em começar; estamos aqui para te fazer ver que o discurso está na ordem das leis; que sempre vigiamos o seu aparecimento; que lhe concedemos um lugar, que o honra, mas que o desarma; e se ele tem algum poder, é de nós, e de nós apenas, que o recebe”.








FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Tradução de Edmundo Cordeiro com a ajuda para a parte inicial de Antônio Bento. Disponível em: http://www.scribd.com/doc/26442197/A-ordem-do-discurso-Michel-Foucaul

Sobre Foucault clique
http://pt.wikipedia.org/wiki/Michel_Foucault

Nenhum comentário: