sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

GEORG SIMMEL

Georg Simmel
Em
Da psicologia da moda.



“O fundamento fisiológico do nosso ser, que aponta para a mudança de repouso e movimento e de receptividade e atividade, contém, com isso, também o modelo do nosso desenvolvimento espiritual.

Quando o nosso conhecimento é levado tanto pela procura da máxima abstração e generalidade quanto pela necessidade de descrever o mais específico e particular; quando em nossa vida sentimental nos satisfazemos na pacífica dedicação a outros seres humanos e coisas ou em enérgica atividade contra eles; quando o nosso ser ético encontra fronteiras de suas oscilações tanto no amálgama do nosso grupo quanto na distinção individual em relação ao mesmo – tudo isso se refere a conformações provinciais das grandes forças contraditórias, cujas lutas e compromissos fazem o nosso destino”.





“As formas sociais, a vestimenta, os julgamentos estéticos, o estilo por inteiro, por meio do qual o homem se expressa, são percebidos na sua modificação progressiva por meio da moda, e esta, ou seja, a nova moda, diz respeito, em todas as suas manifestações, apenas aos estamentos superiores.

Estes se apartam, desse modo, dos estamentos inferiores, ressaltando a igualdade dos seus componentes e, simultaneamente, a distinção em relação aos que se situam abaixo.

Tão logo estes últimos começam a apropriar-se da moda – precisamente porque – eles olham e se orientam sempre para cima e conseguem realizar essa aspiração antes de tudo na moda –, reagem os estamentos superiores com o abandono da mesma e a pronta inclinação para uma nova moda, por meio da qual a distinção em relação à massa se realiza novamente”.





“A essência da moda reside no fato de que sempre apenas uma parte do grupo a pratica; a totalidade, no entanto, fica a meio caminho dela.

Ela nunca é, mas é sempre um vir a ser.

Tão logo ela seja dominante, ou seja, tão logo aquilo que apenas alguns poucos praticavam passe a ser praticado por todos sem exceção, como elementos do vestuário ou das formas de contato social, não se pode mais falar em moda”.






SIMMEL, Georg. “Da psicologia da moda: um estudo sociológico”. In. SOUZA, Jesse e ÖELZE, Berthold. Simmel e a modernidade. Brasília: UnB, 1998. Disponível em: http://www.4shared.com/get/HGPMjljY/Da_Psicologia_da_Moda_-_um_est.html;jsessionid=F59243AD607CAB4CE986CA3197F657ED.dc214

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