quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

THORSTEIN VEBLEN (2)



Thorstein Veblen
Em
A Teoria da Classe Ociosa.







“A classe ociosa, como um todo, compreende as classes nobres e as classes sacerdotais e grande parte de seus agregados.

As ocupações são diferentes dentro da classe ociosa, mas todas elas têm uma característica comum – não são ocupações industriais.

Estas ocupações não-industriais das classes altas são em linhas gerais de quatro espécies – ocupações governamentais, guerreiras, religiosas e esportivas”.





“A instituição de uma classe ociosa é o resultado de uma discriminação, bem cedo estabelecida entre diversas funções, segundo a qual algumas são dignas e outras indignas.

Estabelecida a discriminação, as funções dignas são aquelas em que intervém um elemento de proeza ou façanha; as funções indignas são as diárias e rotineiras em que nenhum elemento espetacular existe”.





“A propriedade surgiu e se tornou uma instituição humana sem relação com o mínimo de subsistência.

O incentivo dominante desde o início foi a distinção odiosa ligada a riqueza; exceto temporária e excepcionalmente, nenhum outro motivo se lhe sobrepôs em qualquer estágio posterior de desenvolvimento”.





“Nas comunidades em que a propriedade dos bens é particular, tem o indivíduo, para a sua própria paz de espírito, de possuir tanto quanto os outros de sua classe, e é extremamente agradável possuir alguma coisa mais do que os outros”.





“Sentem todas as pessoas de gosto refinado que uma certa contaminação espiritual é inseparável das tarefas convencionalmente exigidas dos servos.

Condenam-se sem hesitação os ambientes vulgares, as casas ruins, como tal entendidas as casas baratas, e as ocupações produtivas corriqueiras, porque são incompatíveis com uma vida satisfatória num plano espiritual, com uma vida “mental elevada”.





“A vida ociosa, por si mesma e nas conseqüências, é linda e nobre aos olhos de todos os homens civilizados”.







VEBLEN, Thorstein Bunde. “A Teoria da Classe Ociosa”. Tradução de Olívia Krähenbühl. In. CIVITA, Victor (editor). Veblen. 2ª. Ed. São Paulo: Abril Cultural, 1985. (Os Pensadores). Disponível em: https://sites.google.com/site/thorsteinveblenmurillocruzdsc/port/tco


Sobre Thorstein Veblen clique
http://pt.wikipedia.org/wiki/Thorstein_Veblen

Nenhum comentário: