quarta-feira, 9 de março de 2011

ANTONIO GRAMSCI (2)



Antonio Gramsci
Em
Os Intelectuais e a Organização da Cultura.






“Deve-se anotar o fato de que o empresário representa uma elaboração social superior, já caracterizada por uma certa capacidade dirigente e técnica (isto é, intelectual); ele deve possuir uma certa capacidade técnica, não somente na esfera restrita de sua atividade e de sua iniciativa, mas ainda em outras esferas, pelo menos nas mais próximas da produção econômica (deve ser um organizador de massa de homens, deve ser um organizador da “confiança” dos que investem em sua fábrica, dos compradores de sua mercadoria, etc.).

Os empresários – se não todos, pelo menos uma elite deles – devem possuir a capacidade de organizar a sociedade em geral, em todo o seu complexo organismo de serviços, inclusive no organismo estatal, em vista da necessidade de criar as condições mais favoráveis à expansão da própria classe, ou, pelo menos, devem possuir a capacidade de escolher os “prepostos” (empregados especializados) a quem confiar esta atividade organizativa das relações gerais exteriores à fábrica”.




“As forças nacionais são inertes, passivas e receptivas, mas – talvez precisamente por isto assimilem completamente as influências estrangeiras e os próprios estrangeiros, russificando-os”.




“A pregação em língua vulgar reporta-se, na França, às próprias origens da língua.

O latim era a língua da Igreja, assim, as pregações eram feitas em latim aos clérigos, aos frades, mesmo às monjas.

Mas, para os laicos, as pregações eram feitas em francês”.




“O Japão tomou da China, juntamente com outras formas de cultura, também a filosofia, ainda que lhe tenha emprestado certas características próprias.

O japonês, ao contrário do chinês, não possui tendências metafísicas e especulativas (é “pragmatista” e empirista).

Os filósofos chineses traduzidos em japonês, contudo, adquirem uma maior agudeza, [isto significa que os japoneses tomaram do pensamento chinês o que era útil à sua cultura, mais ou menos como os romanos fizeram com os gregos]”.









GRAMSCI, Antonio. Os Intelectuais e a Organização da Cultura. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. 4ª. Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982. Disponível em:
http://www.scribd.com/doc/25911361/Livro-Os-Intelectuais-e-a-Organizacao-da-Cultura-Antonio-Gramsci


Sobre Gramsci clique
http://pt.wikipedia.org/wiki/Antonio_Gramsci

Nenhum comentário: