sexta-feira, 4 de março de 2011

DAVID HARVEY (2)



David Harvey
Em
Condição pós-moderna.






“As práticas estéticas e culturais têm particular suscetibilidade à experiência cambiante do espaço e do tempo exatamente por envolverem a construção de representações e artefatos espaciais a partir do fluxo da experiência humana.

Elas sempre servem de intermediário entre o Ser e o Vir-a-Ser”.




“É possível escrever a geografia histórica da experiência do espaço e do tempo na vida social, assim como compreender as transformações por que ambos têm passado, tendo por referência condições sociais e materiais”.




“As dimensões do espaço e do tempo têm sido sujeitas à persistente pressão da circulação e da acumulação do capital, culminando (em especial durante as crises periódicas de superacumulação que passaram a surgir a partir da metade do século passado) em surtos desconcertantes e destruidores de compressão do tempo-espaço”.




“A confiança de uma época pode ser avaliada pela largura do fosso entre o raciocínio científico e a razão moral.

Em períodos de confusão e incerteza, a virada para a estética (de qualquer espécie) fica mais pronunciada.

Como fases de compressão do tempo-espaço são disruptivas, podemos esperar que a virada para a estética e para forças da cultura, tanto explicações quanto como loci de luta ativa, seja particularmente aguda nesses momentos”.






HARVEY, David. Condição pós-moderna. Tradução de Adail Ubirajara Sobral e Mara Stela Gonçalves. 16 ed. São Paulo: Loyola, 2007. Disponível em: http://books.google.com.br/books?id=8bcTGHbGP_MC&pg=PA4&lpg=PP1&dq=related:ISBN8574304042#v=onepage&q&f=false

Sobre David Harvey clique
http://pt.wikipedia.org/wiki/David_Harvey

2 comentários:

denise disse...

Muito boa definição.Tem uma outra que é assim: Uma pessoa passa e vê uma criança no carrinho e refere-se ao pai dizendo que criança linda. e o pai responde: - Você não viu nada. Tem uma foto dela lá em casa... Mais beijo!

Anna Flávia disse...

Bom carnaval pra você aí no Rio. ;)


Beijo