sexta-feira, 18 de março de 2011

BACHELARD (8)



Gaston Bachelard
Em
A formação do espírito científico.






“As forças psíquicas que atuam no conhecimento científico são mais confusas, mais exauridas, mais hesitantes do que se imagina quando consideradas de fora, nos livros em que aguardam pelo leitor.

´´É imensa a distância entre o livro impresso e o livro lido, entre o livro lido e o livro compreendido, assimilado, sabido!

Mesmo na mente lúcida, há zonas obscuras, cavernas onde ainda vivem sombras.

Mesmo no novo homem, permanecem vestígios do homem velho”.




“Para ensinar o aluno a inventar, é bom mostrar-lhe que ele pode descobrir.

É preciso também inquietar a razão e desfazer os hábitos do conhecimento objetivo.

Deve ser, aliás, a prática pedagógica constante.

Não deixa de ter uma ponta de sadismo, que mostra com clareza a interferência do desejo de poder no educador científico”.




“Até nas horas em que a ciência exige mutações psicológicas das mais decisivas, os interesses e os instintos manifestam uma estranha estabilidade.

Os psicólogos tradicionais tripudiam então sobre nossas idéias ousadas; lembram-nos, cheios de amarga sabedoria, que é preciso mais que uma equação para mudar o coração humano e que não é em algumas horas de deliciosos êxtases que se reduzem os instintos e se suscitam novas funções orgânicas”.




“O pensamento científico moderno exige que se resista à primeira reflexão.

É, portanto, o uso do cérebro que está em discussão.

Doravante o cérebro já não é o instrumento absolutamente adequado do pensamento científico, ou seja, o cérebro é obstáculo para o pensamento científico.

Obstáculo, no sentido de ser um coordenador de gestos e de apetites.

É preciso lutar contra o cérebro”.







BACHELARD, Gastón. A formação do espírito científico. Tradução de Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005. Disponível em: http://www.visionvox.com.br/biblioteca/b/BACHELARD,-Gaston.-A-Formação-do-espírito-científico.txt

Sobre Bachelard clique
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gaston_Bachelard

Nenhum comentário: