terça-feira, 24 de abril de 2007

NAPOLEÃO

MÁXIMAS DE NAPOLEÃO


Máxima No. 5
“As guerras devem ser conduzidas metodicamente e por isso têm um objetivo preciso. Devem ser realizadas segundo os princípios da arte. As forças empregadas nas operações devem ser proporcionais aos obstáculos que se supõe encontrar.”

Máxima No. 6
“No início de uma campanha, deve-se pesar bem a questão de avançar ou não. Quando, porém, a ofensiva for desencadeada, deve-se levá-la a termo a todo custo. Por mais bem concebidas que tenham sido as manobras em retirada, elas quebram sempre o moral das tropas porque a iniciaiva passa às mãos do adversário. Além disso, a retirada custa mais em homens e material do que o mais sangrento dos combates, e com esta diferença: numa batalha, as perdas de parte do inimigo, via de regra, equivalem às nossas, enquanto na retirada o desgaste maior está de nosso lado.”

Máxima No. 61
“As “falas” antes das batalhas não improvisam bons soldados; os velhos profissionais pouco prestam atenção e os jovens esquecem-se depressa delas, logo que ouvem o primeiro tiro de canhão. Os discursos e uma boa argumentação servem, entretanto, para desmentir boatos, muito comuns em campanha; para manterem o moral da tropa nos estacionamentos e para dar assunto de conversa nas barracas. Uma ordem do dia pode atender a todas essas nescessidades.”



LANZA, Conrad H. Napoleão e a Guerra Moderna. Tradução de Paulo Enéas Ferreira da Silva. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército Editora, 1955.

Nenhum comentário: