segunda-feira, 2 de abril de 2007

OSCAR WILDE

OSCAR WILDE
Em O RETRATO DE DORIAN GRAY

”- Eu nunca aprovo nem desaprovo coisa alguma. Seria assumir uma atitude absurda para com a vida. Não fomos mandados ao mundo para apregoar os nossos preconceitos morais. Não faço nunca o menor caso do que diz o vulgo em geral, nem intervenho jamais no que fazem as pessoas encantadoras. Se uma pessoa me fascina, seja qual for a maneira de expressão que essa pessoa escolha, será sempre absolutamente encantadora para mim.”

“A verdadeira desilusão do casamento é fazer dos que o contraem um altruísta. E os altruístas são incolores. Carecem de personalidade. No entanto, há certos temperamentos que o casamento torna mais complexos. Conservam seu egoísmo e até o aumentam. Vêem-se obrigados a ter mais de uma vida. Chegam a conseguir um alto nível de organização, e conseguir alto nível de organização é, na minha opinião, a finalidade da vida do homem. Além disso, qualquer experiência possui seu valor e, apesar de tudo quanto se diz contra o casamento, ele não é uma experiência desprezível. “

(Trechos do Capítulo VI)

WILDE, Oscar O Retrato de Dorian Gray. In.__________ Obra Completa. Tradução de Oscar Mendes. Rio de Janeiro: Editora José Aguilar, Ltda., 1961.

Nenhum comentário: