sábado, 6 de junho de 2009

ROBERTO FREIRE



Roberto Freire
Em
Sem Tesão Não Há Solução.






“O psicólogo que não estiver a serviço do sistema político autoritário no qual vive e trabalha deve ser, antes de tudo, um herético.
No fundo, suas teorias e, de fato, suas práticas terapêuticas, se funcionam é porque são heréticas.
Afinal, só a atitude herética posta em prática pela ciência revolucionária marginal pode “curar” a “doença” autoritária institucional e oficializada”.



“Assumindo pois, publicamente, ser um herege, quero enumerar pelo menos algumas das verdades reveladas e/ou assumidas pelos poderes de meu tempo e contra as quais me insurjo.
Mesmo que seja em termos bem teóricos e gerais, o leitor já percebeu que, no Brasil, em certos ambientes intelectuais é extrema e imperdoavelmente herético negar-se qualquer valor e condenar igualmente, ao mesmo tempo, tanto o Marxismo quanto a Psicanálise”.



“Dentro da minha visão, acho o casamento um absurdo.
Eu gostaria de falar sobre o acasalamento, porque quanto ao casamento eu só quero que acabe, que não exista mais, porque o casamento é uma das grandes fontes de destruição do amor.
Mas o acasalamento é indispensável.
Acho que as novas formas de acasalamento que hoje estão sendo pesquisadas pela juventude no mundo são a medida das transformações atuais na história do homem.
Porque não acredito que haverá modificação alguma nesta fase da história do homem se não se modificarem as regras de funcionamento e os objetivos da família”.








FREIRE, Roberto. Sem tesão não há solução. 4ª. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.

Sobre Roberto Freire clique no linque abaixo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Roberto_Freire_(psiquiatra)

Um comentário:

Tatiane Ricci disse...

Bons trechos, gostei do blog...
Um Abraço...