quinta-feira, 6 de agosto de 2009

I. V. PAVLOV

I. V. Pavlov
Em
Fisiologia e Psicologia.





“Mais tarde ou mais cedo, apoiando-se na analogia ou na identidade das manifestações externas, a ciência aplicará os dados objetivos obtidos ao nosso mundo subjetivo e, simultaneamente, esclarecerá de forma inequívoca a nossa tão misteriosa natureza e fará compreender o mecanismo e o sentido vital daquilo que mais preocupa o homem: a sua consciência e os tormentos da sua consciência”.



“O filósofo, encarnando a suprema aspiração do homem para a síntese – que no momento presente é ainda uma nebulosa – deve, desde agora, ao tentar dar uma resposta a quanto diz respeito à vida humana, fundir num todo o objetivo e o subjetivo”.



“Não se deve a casualidade que a luta pelo pão quotidiano domine todos os acontecimentos da vida humana.
O pão encarna a velha conexão existente entre todos os seres vivos – incluído o homem – e o meio ambiente”.



“É necessário reconhecer que o progresso das ciências naturais, ininterrupto e irresistível desde Galileu, sofre o seu primeiro notável obstáculo ao enfrentar o estudo das regiões superiores do cérebro ou, dito de uma maneira mais geral, quando se encontra perante o órgão que preside às relações mais complexas dos animais com o mundo exterior”.









PAVLOV, I. V. Fisiologia e Psicologia. Prefácio, seleção, léxico e notas críticas de Antônio Colodron Alvarez. Tradução de Franco de Sousa. Lisboa: Editorial Estúdios Côr, 1976.

Sobre Pavlov clique no linque abaixo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ivan_Petrovich_Pavlov

Nenhum comentário: