terça-feira, 7 de dezembro de 2010

CHARLES SANDERS PEIRCE (3)



Charles Sanders Peirce
Em
Como tornar as nossas idéias claras.







“Não falhar nunca no reconhecimento de uma idéia, e não a confundir em qualquer circunstância com outra, não importa sob que forma mais recôndita, implicaria com efeito uma força e uma clareza tão prodigiosas do intelecto como se encontram raramente neste mundo”.





“Relativamente a um indivíduo, não pode haver dúvida que umas poucas idéias claras são mais valiosas que muitas confusas.

Um jovem dificilmente se convencerá a sacrificar a maior parte dos seus pensamentos para salvar o resto; e a cabeça confusa é menos apta a reconhecer a necessidade de tal sacrifício”.





“É terrível ver como uma idéia confusa, uma simples fórmula sem significado, escondida na cabeça de um jovem, atuará por vezes como um material inerte obstruindo uma artéria, impedindo a nutrição do cérebro, e condenando a sua vítima a definhar-se na abundância do seu vigor intelectual e no meio da plenitude intelectual”.





“Independentemente do modo como a dúvida é suscitada, ela estimula a mente a uma atividade que pode ser fraca ou enérgica, calma ou turbulenta.

Imagens passam rapidamente pela consciência, diluindo-se incessantemente umas nas outras, até a última, quando tudo acabar – pode ser na fração de um segundo, numa hora, ou após muitos anos – decidimo-nos como deveremos agir em tais circunstâncias como as que causaram a nossa hesitação.

Por outras palavras, chegamos à crença”.





“O pensamento é a linha de uma melodia através da sucessão das nossas sensações”.





“O pensamento em ação tem como única motivo chegar ao descanso do pensamento; e tudo que não se reportar à crença não faz parte do próprio pensamento”.










PEIRCE, Charles S. Como tornar as nossas idéias claras. Tradução de Antônio Fidalgo. Disponível em:
http://www.bocc.ubi.pt/pag/fidalgo-peirce-how-to-make.pdf

Sobre Charles S. Peirce clique
http://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Sanders_Peirce

Um comentário:

conduarte disse...

UFA!!! QUE DIFíCIL. ahahahahha
Um super beijo nocê! CON