sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

ABRAHAM MOLES



Abraham Moles
Em
A Criação científica.






“A passagem sucessiva em menos de cinquenta anos da ciência do certo à ciência do provável e, a seguir, bem recentemente, à ciência do percebido, resume uma evolução do espírito científico que ultrapassa largamente o quadro da própria ciência.

Não foi a ciência sozinha que provocou essa mudança de ponto de vista – ainda, vaga, aliás – mas toda uma ambiência de idéias, de reflexões perspectivas que pertencem à época inteira e mais particularmente ao pensamento filosófico encarregado de exprimir essa época”.




“Se, com efeito, a civilização tecnológica se acha em sensível atraso com respeito às noções científicas que lhe servem de base – um atraso que se avaliava ser da ordem de vinte a trinta anos, há um século, e da ordem de cinco a dez anos, hoje em dia – estas se encontram, por sua vez, em retardo ante os conceitos filosóficos que lhe deram origem.

As realizações técnicas influenciam o ambiente intelectual no instante em que penetram na sociedade, e devido a isto reagem finalmente, por seu turno, sobre a concepção de mundo da época.

Há pois um ciclo de auto-reação do pensamento científico sobre o pensamento filosófico por intermédio das aplicações.

A ciência pura, isolada, não é por si só capaz de modificar as concepções filosóficas de uma época, porquanto seus próprios conceitos são decorrentes destas, mas as aplicações tecnológicas, estas, têm uma força fecundante da imaginação suficiente para modificar nossa concepção de mundo: elas são mais fortes que a ciência”.







MOLES, Abraham Antoine. A criação científica. Tradução de Gita K. Guinsberg. São Paulo: Perspectiva, 1971.

Sobre Abraham Moles clique no linque abaixo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Abraham_Moles

Nenhum comentário: