sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

BACHELARD (5)



Gaston Bachelard
Em
O Novo espírito científico.





“Um dos químicos contemporâneos que estabeleceu os métodos científicos minuciosos e mais sistemáticos, Urbain, não hesitou em negar a perenidade dos melhores métodos.

Para ele, não há método de pesquisa que não acabe por perder sua fecundidade primeira.

Sempre chega uma hora em que não se tem mais interesse em procurar o novo sobre os vestígios do antigo, em que o espírito científico não pode progredir se não criar métodos novos.

Os próprios conceitos científicos podem perder sua universalidade.

Como o diz Jean Perrin, “todo conceito acaba perdendo sua utilidade, sua própria significação, quando nos afastamos progressivamente das condições experimentais em que foi formulado”.

Os conceitos e os métodos, tudo é função do domínio da experiência; todo o pensamento científico deve mudar diante duma experiência nova; um discurso sobre o método científico será sempre um discurso de circunstância, não descreverá uma constituição definitiva do espírito científico”.







BACHELARD, Gaston. A filosofia do não; O novo espírito científico; A Poética do espaça / Gaston Bachelard. Seleção de textos de José Américo Motta Pessanha. Traduções de Joaquim José Moura Ramos... (Et al.) – 2a. Ed. São Paulo: Abril Cultural, 1984.

Sobre Bachelard clique no linque abaixo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gaston_Bachelard

Um comentário:

Anny disse...

Adro Bachelard. Principalmente A poética do espaço.

Sobre o texto mostrado, também concordo
"...um discurso sobre o método científico será sempre um discurso de circunstância, não descreverá uma constituição definitiva do espírito científico”.