terça-feira, 3 de março de 2009

WALT WHITMAN (2)



Walt Whitman
Em
Folhas de Relva.







ÀS VEZES COM QUEM AMO

Às vezes com quem amo fico cheio de raiva,
por medo de estar dando amor não retribuído;
agora penso porém que não há amor sem retribuição,
a paga é certa de uma forma ou outra.
(Amei certa pessoa ardentemente e meu amor não foi retribuído,
mas desse alguém eu tirei com que escrever estes cantos.)



JUVENTUDE NÃO É O QUE ME PERTENCE

Juventude não é o que me pertence,
delicadeza tampouco, não tenho tempo a gastar em conversa,
sem jeito no salão, nem elegante nem dançarino,
na roda dos eruditos sento-me constrangido e silencioso, porque
sapiência e formosura não se dão bem comigo
– embora existam, duas ou três coisas com as quais me dou bem:
Tenho dado de comer aos feridos e apaziguado muito soldado morrendo,
E à espera nos intervalos ou em plena campanha
Tenho composto estes cantos.






WHITMAN, Walt. Folhas de Relva. Seleção e tradução de Geir Campos. Ilustrações de Darcy Penteado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1964.

Sobre o autor:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Walt_Whitman

Um comentário:

Anna Flávia disse...

é verdade, de uma maneira ou de outra, há retribuição. =)