sábado, 3 de abril de 2010

CLAUDE LÉVI-STRAUSS (2)



Claude Lévi-Strauss
Em
O Olhar Distanciado.






“É inegável que nos embalamos no sonho de que a igualdade e a fraternidade reinarão um dia entre os homens, sem que a sua diversidade seja comprometida.

Mas se a humanidade não se resignar a tornar-se a consumidora estéril dos únicos valores que soube criar no passado, unicamente capaz de dar à luz obras bastardas, invenções grosseiras e pueris, ela deverá reaprender que toda a verdadeira criação implica uma certa surdez ao apelo de outros valores, podendo ir até a sua recusa, senão mesmo até à sua negação.

Porque não se pode, ao mesmo tempo, fundir-se no gozo do outro, identificar-se com ele, e manter-se indiferente.

Plenamente alcançada, a comunicação integral com o outro condena, mais tarde ou mais cedo, a originalidade da sua criação e da minha.

As grandes épocas criadoras foram aquelas em que a comunicação se tornara suficiente para que parceiros afastados se estimulassem, sem que no entanto fosse excessivamente freqüente e rápida para que os obstáculos, tão indispensáveis entre os indivíduos como entre os grupos, se reduzissem, a ponto de trocas demasiado fáceis virem a igualar e confundir a sua diversidade”.







LÉVI-STRAUSS, Claude. O olhar distanciado. Tradução de Carmen de Carvalho. Revisão de José Antônio Braga Fernandes. Lisboa: Edições 70, s/data. Disponível em: http://www.scribd.com/doc/23634695/Claude-Levi-Strauss-O-Olhar-Distanciado


Sobre Lévi-Strauss clique
http://pt.wikipedia.org/wiki/Claude_L%C3%A9vi-Strauss

Nenhum comentário: