terça-feira, 27 de abril de 2010

HERMANN HESSE (2)



Hermann Hesse
Em
O Lobo da Estepe.






“Então, desesperado, tenho de escapar a outras regiões, se possível a caminho do prazer, se não, a caminho da dor.

Quando não encontro nem um nem outro e respiro a morna mediocridade dos dias chamados bons, sinto-me tão dolorido e miserável em minha alma infantil, que atiro a enferrujada lira do agradecimento à cara satisfeita do sonolento deus, preferindo sentir em mim uma verdadeira dor infernal do que essa saudável temperatura de um quarto aquecido.

Arde então em mim um selvagem anseio de sensações fortes, um ardor pela vida desregrada, baixa, normal e estéril, bem como um desejo louco de destruir algo, seja um armazém ou uma catedral, ou a mim mesmo, de cometer loucuras temerárias, de arrancar a cabeleira a alguns ídolos venerados, de entregar a um casal de estudantes rebeldes os ansiados bilhetes de passagem para Hamburgo, de violar uma jovem ou de torcer o pescoço a algum defensor da ordem e da lei”.




“Com nosso Lobo da Estepe sucedia que, em sua consciência, vivia ora como lobo, ora como homem, como acontece aliás com todos os seres mistos.

Ocorre, entretanto, que quando vivia como lobo, o homem nele permanecia como espectador, sempre à espera de interferir e condenar, e quando vivia como homem, o lobo procedia de maneira semelhante”.




“Muita gente existe que se assemelha a Harry; especialmente muitos artistas pertencem a essa classe de homens.

Todas essas pessoas têm duas almas, dois seres em seu interior; há neles uma parte divina e uma satânica, tão contrapostas e hostis como eram o lobo e o homem dentro de Harry.

E esses homens, para os quais a vida não oferece repouso, experimentam às vezes, em seus raros momentos de felicidade, tanta força e tão indizível beleza, a espuma do instante de ventura emerge às vezes tão alta e deslumbradora sobre o mar da dor, que sua luz, espargindo radiância, vai atingir a outros com o seu encantamento”.







HESSE, Hermann. O Lobo da Estepe. Tradução de Ivo Barroso. Disponível em:
http://temqueler.files.wordpress.com/2009/12/hermann-hesse-o-lobo-da-estepe.pdf


Sobre Hermann Hesse clique
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hermann_Hesse

Nenhum comentário: