sexta-feira, 9 de abril de 2010

FRÉDÉRIC BASTIAT



Frédéric Bastiat
Em
Ensaios




“Entre um bom economista e um mau economista existe uma diferença: um se detém no efeito que se vê; o outro leva em conta tanto o efeito que se vê quanto aqueles que se devem prever.

E essa diferença é enorme, pois o que acontece quase sempre é que, quando a conseqüência imediata é favorável, as conseqüências posteriores são funestas e vice-versa.
Daí se conclui que o mau economista, ao perseguir um pequeno benefício no presente, está gerando um grande mal no futuro já o verdadeiro bom economista, ao perseguir um grande benefício no futuro, corre o risco de provocar um pequeno mal no presente”.




“A humanidade se caracteriza, em seus primórdios, pela presença da ignorância”.




“Ora, se pedíssemos ao Estado para não intervir, através do imposto, em assuntos de religião, seríamos por causa disso ateus?
E se pedíssemos para não intervir, através do imposto, na educação, estaríamos adiando o saber?
E se disséssemos que o Estado não deve arbitrar um valor para o solo ou para uma indústria determinada, através do imposto, estaríamos sendo inimigos da propriedade e do trabalho?
Se pensássemos que o Estado não deve subvencionar os artistas, seríamos considerados uns bárbaros, que acham as artes inúteis?

Protesto aqui, com todas as minhas forças, contra tais deduções.
Longe está de nós a absurda idéia de desprezar a religião, a educação, a propriedade, o trabalho e as artes, pelo fato de pedirmos que o Estado proteja todos esses tipos de atividade humana, sem financiá-las, umas com prejuízo das outras.
Ao contrário!
Acreditamos que todas essas forças vivas da sociedade se desenvolveriam harmoniosamente sob a influência da liberdade e que nenhuma delas se deveria tornar, como acontece em nossos dias, motivo para perturbações, abusos, tiranias e desordens”.







BASTIAT, F. Ensaios. Editado por Alexandre Giasti, traduzido por Ronaldo Legey; ilustrações de Marcos Pites de Campos. Rio de Janeiro: Instituto Liberal, 1989. Disponível em:
http://www.ordemlivre.org/files/bastiat-ensaios.pdf

Sobre Frédéric Bastiat clique
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fr%C3%A9d%C3%A9ric_Bastiat

Nenhum comentário: