segunda-feira, 9 de maio de 2011

AÇÃO AFIRMATIVA

Divagações sobre a criação e a administração deste blog.







A Oportunidade de acesso ás questões dirigidas ao Google, acompanhadas dos linques sugeridos, que o Sitemeter reproduz quando mostra como o consulente chegou ao Reflexões, me fez refletir sobre o valor relativo de pequenas idéias para uma grande causa.

Acredito que o Google, ao tentar interpretar palavras escritas erradamente e mesmo trechos que estão “montados” em desacordo com expressões famosas, sugerindo um ou mais substitutos para a expressão a ser consultada, ou para a palavra mal escrita, faz literalmente o que chamam de “ação afirmativa”.

Dentro do esforço para a “inclusão digital”, esta característica do Google deveria ser destacada para os alunos de todas as classes.
Quem já freqüentou salas de aula, sabe que, geralmente, quem fala errado, pergunta cada vez menos. Na proporção em que percebe a posição geralmente adotada de competição e escárnio dos alunos e até de certos professores inseguros.

Ao disponibilizar um meio para a pessoa procurar o conhecimento, enquanto ferramenta para a ascensão de grupos, sem correr o risco de ser humilhado, por certo receberá toda a atenção na leitura das sugestões. É como se na hora em que fosse perguntar alguma questão ao mestre, todos os seus colegas “muy amigos” ficassem surdos temporariamente.

Pretendia reproduzir exemplos de alguns absurdos resolvidos, mas talvez se transformassem em apenas motivo para diversão dos “eruditos sarcásticos”., e o assunto é sério.
Por outro lado, tenho certeza que o doutor aí, na pressa, já pulou uma letra na questão ao Google, já conhecendo, assim, como aparece na folha de linques de resposta.

Nenhum comentário: