sábado, 11 de junho de 2011

B. F. SKINNER

B. F. Skinner
Em
O que está errado com a vida cotidiana no mundo ocidental?







“A evolução de práticas culturais falhou, é semelhante ao que aconteceu no campo da saúde.
A espécie evoluiu num ambiente com certa temperatura e umidade médias, uma certa pureza da água, certos tipos de alimento e predadores, incluindo vírus e bactérias.
As práticas culturais mudaram vastamente isso tudo e, como a seleção natural foi lenta demais para acompanhar o ritmo, somos acometidos por muitas doenças das quais a espécie anteriormente estava livre.
O mundo no qual vivemos é, em grande parte, uma criação das pessoas – principalmente no ocidente, mas, num sentido importante, não é bem feito”.




“Os trabalhadores não trabalham “para ser pagos”, se isso quer dizer que o dinheiro que eles receberão no final da semana afeta seu comportamento durante a semana.
Trabalham para evitar serem demitidos e perderem o dinheiro que, caso contrário, receberiam.
A maior parte do tempo, simplesmente fazem o que lhes foi dito para fazer ou que concordaram em fazer”.




“O fato de que as culturas frequentemente recorrem a controle punitivo pode ser a melhor evidência que temos de que elas têm negligenciado alternativas fortalecedoras.
Uma redução no controle punitivo melhoraria a vida ainda de outra maneira.
Quando as pessoas trabalham somente para evitar perder um emprego, quando estudam somente para evitar reprovação, e tratam bem umas às outras apenas para evitar censura ou punição institucional, as contingências ameaçadoras se generalizam.
Parece sempre que deve haver alguma coisa que seria preciso estar fazendo.
Como resultado, pouquíssimas pessoas conseguem simplesmente não fazer nada.
Elas conseguem relaxar apenas com a ajuda de sedativos ou tranqüilizantes, ou através de praticarem relaxamento de maneira deliberada.
Conseguem dormir apenas com a ajuda de pílulas para dormir, das quais bilhões são vendidas no Ocidente todo ano.
As pessoas ficam intrigadas, e invejam, quando vêem outras não fazendo nada, alegremente, em países menos desenvolvidos”.







SKINNER, B. F. O que está errado com a vida cotidiana no mundo ocidental? Fonte: Skinner, B. F. (1987), What is Wrong with Daily Life in the Western World? in: Skinner, B. F. Upon Further Reflection. Englewood Clifs (New Jersey): Prentice Hall, p.15-31. Traduzido por Renata Cristina Gomes e revisado por Hélio José Guilhardi e Noreen Campbell de Aguirre. Disponível em: http://www.iaac.com.br/textos/skinner/erradovidacotidiana.pdf

Sobre B. F. Skinner clique
http://pt.wikipedia.org/wiki/Burrhus_Frederic_Skinner

Nenhum comentário: