quinta-feira, 9 de junho de 2011

CATARINA RODRIGUES

Catarina Rodrigues
Em
Blogs e a fragmentação do espaço público.







“O jornalismo caracteriza-se pelo papel mediador que exerce entre os acontecimentos e o público a quem se dirige.
O que pode ou não ser publicado passa por todo um processo de seleção.
O papel dos tradicionais mediadores de conteúdos – os jornalistas – parece ser colocado em causa quando qualquer cidadão pode publicar e tornar público o que bem entender”.




“A possibilidade de introduzir elementos hipertextuais (estruturados em fragmentos), internos ou externos a um determinado site, é uma das grandes vantagens do mundo online.
Ao falar de um assunto, o responsável pelo site dispõe da possibilidade de o relacionar a outros temas ou até ao próprio arquivo, aumentando assim a informação transmitida sobre um determinado tema”.




“A elevada interatividade e a facilidade com que qualquer pessoa coloca conteúdos na net está a redefinir os papéis dos tradicionais mediadores na produção de conteúdos”.




“Os blogs permitem criar uma verdadeira esfera de visibilidade pública.
Porém, essa situação parece só se concretizar quando alguns já conseguiram uma espécie de feedback nos media tradicionais, mesmo quando alguns já conseguiram uma autonomia, visibilidade e até credibilidade próprias”.




“A vantagem na utilização de blogs no ensino é um dado adquirido.
Trata-se de aproveitar todas as potencialidades que a Internet pode oferecer, porque esta nova ferramenta é fácil de por em prática e facilita a transmissão de informação entre professores e alunos.
Para além disso trata-se de um espaço aberto a todos os interessados e à comunidade em geral”.






RODRIGUES, Catarina. Blogs e a fragmentação do espaço público. Universidade da Beira Interior: Labcom 2006. Disponível em: http://www.livroslabcom.ubi.pt/pdfs/rodrigues-catarina-blogs-fragmentacao-espaco-publico.pdf

Sobre Catarina Rodrigues clique
http://blogciber2.wordpress.com/2010/12/09/catarina-rodrigues-redes-sociais-alteram-jornalismo/

Nenhum comentário: