quarta-feira, 27 de junho de 2007

LA BRUYÈRE (4)

La Bruyère


Máxima “Das Obras do Espírito” 20

“O prazer da crítica rouba o de nos sentirmos vivamente tocados pelas belas coisas.”

Máxima “Das Obras do Espírito” 56

“Todo escritor, para escrever corretamente, deve pôr-se no lugar de seus leitores, examinar sua própria obra como algo que lhe seja novo, que ele lê pela primeira vez, em que não há nada de seu e que o autor houvesse submetido à sua crítica; e convencer-se, em seguida, de que não é compreendido somente porque compreende a si mesmo, mas sim porque é, de fato, inteligível.”

Máxima “Das Obras do Espírito” 68

“Não se deve ver o ridículo onde não existe: é estragar o gosto, é corromper o julgamento próprio e o alheio; mas, como ele está em toda parte, deve-se vê-lo e apontá-lo com graça, de um jeito que agrade e instrua.”



Jean La Bruyère nasceu em 1645 em Paris e morreu em 1696. Faz parte, junto com La Rochefoucauld e outros, do grupo chamado de "moralistas”.

LA BRUYÈRE Os Caracteres. Trad. Alcântara Silveira. São Paulo: Ed. Cultrix, 1965.

4 comentários:

Belinha Fernandes disse...

"Todo escritor, para escrever corretamente, deve pôr-se no lugar de seus leitores, examinar sua própria obra como algo que lhe seja novo, que ele lê pela primeira vez, em que não há nada de seu e que o autor houvesse submetido à sua crítica; e convencer-se, em seguida, de que não é compreendido somente porque compreende a si mesmo, mas sim porque é, de fato, inteligível.”


Concordo plenamente!

Indicaste o Palavras Cruzadas naquilo dos blogs?!!Ai James, James!!:-) Eu ainda não fiz a minha lista. Tenho andado ocupada e meio sem paciência para a blogosfera-até já me apeteceu apagar o blog e sumir!!Já fiz isso uma vez mas ele não tinha, nessa altura, tantos textos, nem eu tinha tantas pessoas- bom, também não são assim tantas - com quem manetnho contacto através dos blogs.Por esse punahdo de pessoas acho que agora não me atrevo.Mas tem horas que dá vontade de fazer DELETE!:-)

Serenidade disse...

Mais uma vez nos contemplas com máximas, através das quais todos deveriamos meditar...

Obrigada.

Serenos sorrisos

Seiva disse...

Acho que tem que colocar um botão "votem" para funcionar o lance do blogger's choice.

Lu Oliveira disse...

Ele não é um anjo, ele é apenas mais um..Ele se fez assim.Grande beijo.Briguei com quem realmente amo.