sexta-feira, 16 de novembro de 2007

ARISTÓTELES (2)



ARISTÓTELES
Em
Arte Retórica




“Os jovens, mercê do caráter, são propensos aos desejos e capazes de fazer o que desejam. Entre os desejos do corpo, a principal inclinação é para os desejos amorosos, e não conseguem dominá-los. São inconstantes e depressa se enfastiam do que desejaram; desejam-se intensamente, depressa cessam de desejar”.

“Gostam das honras, mais ainda da vitória, pois a juventude é ávida de superioridade e a vitória constitui uma espécie de superioridade”.

“Mais do que acontece em outras idades, gostam dos amigos e companheiros; porque sentem prazer em viver em sociedade e não estão habituados a julgar as coisas pelo critério do interesse, nem, por conseguinte a avaliar os amigos pelo mesmo critério”.

“Pensam que sabem tudo e defendem com valentia suas opiniões, o que é ainda uma das causas de seus excessos em todas as coisas”.

“Enfim, gostam de rir, e daí o serem levados a gracejar, porque o gracejo é uma espécie de insolência polida”.

“Como todos os ouvintes escutam de bom grado os discursos conformes com seu caráter, não resta dúvida sobre a maneira como devemos falar, para que, tanto nós, como nossas palavras, assumam a aparência desejada”.






ARISTÓTELES. Arte Retórica e Arte Poética.Tradução de Antônio Pinto de Carvalho. Rio de Janeiro: Edições de Ouro, 1969.

Sobre o autor:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arist%C3%B3teles

Nenhum comentário: