domingo, 18 de novembro de 2007

PEDRO BLOCH (2)



Pedro Bloch
Em
OS MODELOS DA CRIANÇA





A criança não só imita a voz e o ritmo com que lhe falam como se deixa influenciar pelo que a voz trai. Se uma pessoa usa a voz tensa, a criança fica nervosa, mesmo que as palavras, aparentemente, queiram exprimir amor e tranqüilidade. A criança capta, com rara facilidade, o clima emocional de quem lhe fala.

Por isso é extremamente importante que as mães lhes falem tranqüilamente, não representando a tranqüilidade mas sentindo-se realmente tranqüilas.

Por isso é de tão grande importância que professoras de jardins de infância e de curso primário tenham boa voz e boa maneira de falar, personalidade ajustada, condições condizentes com a profissão; que realmente amem a criança e a profissão a que se dedicam.

A voz e a fala revelarão o ambiente do lar em que é criada a criança e as virtudes da escola que freqüenta. Dirão se tem segurança e se lhe é oferecido o indispensável carinho. Toda e qualquer modificação da voz e da palavra revela a presença de problemas que devem ser examinados e orientados.





BLOCH, Pedro. Criança Diz Cada Uma!. Ilustrações de Luiz Sá. Rio de Janeiro: Edições de Ouro, 1963.

Sobre o autor:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_Bloch

2 comentários:

un dress disse...

de facto, há uma coisa chamada intuição.

ainda fortíssima nas crianças!!

e que sente ouve e vê muito pralém das palavras...



:)beijO

Anna Flávia disse...

Verdade mesmo. E fiquei interessada em ler o restante.


E deixei algo pra você lá no blog.
:)

Beijo