quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

MATIAS AIRES



Matias Aires
Em
Reflexões Sobre a Vaidade dos Homens





“Trazem os homens entre si uma contínua guerra de vaidades; nenhum conhece a sua: a vaidade é um instrumento, que tira dos nossos olhos os defeitos próprios, e faz com que apenas os vejamos em uma distância imensa, ao mesmo tempo que expõem à nossa vista os defeitos dos outros ainda mais perto, e maiores do que são.
A nossa vaidade é a que nos faz ser insuportável a vaidade dos mais; por isso quem não tivesse vaidade, não lhe importaria nunca, que os outros a tivessem”.


“A imaginação desperta, e dá movimento à vaidade; por isso esta não é paixão do corpo, mas da alma; não é vício da vontade, mas do entendimento, pois depende do discurso.
Daqui vem, que a mais forte, e a mais vã de todas as vaidades, é a que resulta do saber; porque no homem não há pensamento, que mais o agrade, do que aquele, que o representa superior ao mais, e superior no entendimento, que é nele a parte mais sublime.
A ciência humana o mais a que se estende, é ao conhecimento de que nada se sabe: é saber o saber ignorar, e assim vem a ciência a fazer vaidade da ignorância”.





AIRES, Matias. Reflexões Sobre a Vaidade dos Homens. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002989.pdf

Sobre o autor:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Matias_Aires

3 comentários:

Anônimo disse...

Gostei das REFLEXÕES sobre a VAIDADE.

Abçs

un dress disse...

profundaMente.

pensado. sentido?





.beijO

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.