segunda-feira, 12 de maio de 2008

WILHELM REICH



Wilhelm Reich
Em
A Função do Orgasmo







“Mais tarde, quando os marxistas não se cansavam de dizer-me que a etiologia sexual da enfermidade psíquica era um capricho burguês, que era “apenas necessidade material” o que produzia as neuroses, eu me lembrava sempre de casos como esse.
Como se a miséria sexual não fosse uma “miséria material”!
Não é uma “necessidade material” no sentido da economia marxista o que produz as neuroses.
Antes, são as neuroses dessas pessoas que lhes destroem a possibilidade de fazerem algo sensato quanto à miséria; de se afirmarem mais eficazmente; de entrarem na competição do mercado de trabalho; de chegarem a um entendimento com outros em semelhante situação social e de manterem a cabeça fria para o pensamento racional”.


“As neuroses da população operária carecem, muito simplesmente, de refinamento cultural.
São cruas e ásperas revoltas contra o massacre psíquico a que todo mundo é submetido”.


“Entre as grandes massas da população que trabalha, a neurose se manifesta em toda a sua deformidade trágica”.




“É simples e parece até vulgar, mas eu sustento que toda pessoa que tenha conseguido conservar alguma naturalidade sabe disto: os que estão psiquicamente enfermos precisam de uma só coisa – completa e repetida satisfação genital”.





REICH, Wilhelm. A Função do Orgasmo. Tradução: Maria da Glória Novak. 7ª. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1982.

Sobre o autor:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wilhelm_Reich

5 comentários:

L.Reis disse...

...e eu que nunca tinha pensado no orgasmo em termos terepêuticos... :)

Belinha Fernandes disse...

AHahhah!Eu tenho de rir disso aí porque tinha um amigo que para tudo, mas mesmo para tudo, andava sempre a dizer que o que faltava ao pessoal era bom sexo.Neuroses, conflitos, falta de diálogo, confusões-tudo se resolveria com sexo!!!Se calhar ele tinha lido Reich!Era cá um mulherengo, esse tipo!

Belinha Fernandes disse...

Ah, por causa de meu anterior comentário.É verdade.Esse rapaz/homem, eu tive imensa sorte em me cruzar com ele pois vim a verificar que isso de cruzar com uma pessoa válida aqui na net não é fácil de suceder.Eu não esqueço esse sujeito e nunca o vi- passados seis meses de email vai-email vem ele enviou um foto tipo passe e depois eu tive um bug no PC e perdi!Isso é quanto eu conheço dele.Eu entrei num chat e o tempo que lá estive foi só para trocarmos emails e sabermos onde vivíamos.Ele era meio desconfiado da segurança na internet, relativamente a dados pessoais,lembbro isso!Nessa altura eu nem sabia se era mulher ou homem.Depois ele escreveu um email,eu respondi, e isso durou anos.Às vezes eu chegava a casa e só mesmo à noite é que respondia e custava pois eu estava cansada e os emails eram exigentes.Ele escrevia de manhã cedo antes da fazer a corrida matinal.Ele contou-me de onde vinha, seus projectos para futuro, comentava o dia-a-dia, o país, a cultura,etc,etc.Eu fazia igual.Nesse tempo ele era defensor oficioso e estava querendo chegar a juiz.Foi por aí que começou nosso papo,sendo eu ex-advogada.O contacto terminou quando ele, já sendo juiz,foi destacado para o interior.Sumiu.De vez em quando eu enviava email e nada de volta.Fiquei com pena e senti falta como se tivesse perdido contacto com amigo chegado, conhecido, de banco da faculdade.Em Novembro deste ano,andava eu a arrumar pastas, encontrei um email dele que por acaso imprimi.Era tão maravilhoso (por isso eu devo ter imprimido)que eu fui para a net à procura no site da magistratura brasileira de forma de o contactar!!Mas logo desisti.E então há uns dois meses ele deixou mensagem...Muito bonita, essa amizade "virtual",prezo mesmo.Mas não acho que seja coisa comum...

luis lourenço disse...

Vim parar por acaso ao seu blog.Gosto dos textos com que alimenta que fazem despertar a reflexão...agrada-me o seu interesse por grandes figuras da filosofia...

abraço

un dress disse...

li a função do orgasmo de reich há anos!

muitas surpresas e desmistificações!

gostei muito da abertura quase ruptura conceptual ( e não so!:)) provocada na minha crescente pessoa!!




beijO