sexta-feira, 19 de setembro de 2008

JACQUES MARITAIN



Jacques Maritain
Em
O Homem e o Estado






“O fato fundamental é a interdependência, já hoje indiscutível, das nações, fato esse que não é garantia alguma de paz, como muita gente por certo tempo acreditou, por querer acreditar, mas antes uma expectativa de guerra.

Porque isso?

Porque essa interdependência das nações é, por excelência, uma interdependência econômica, não uma interdependência politicamente organizada, desejada e construída.

Em outros termos, é por ter surgido essa interdependência em virtude de processos meramente técnicos ou materiais e não em conseqüência de um processo simultâneo genuinamente político ou racional”.






“Uma interdependência essencialmente econômica, sem nenhuma reforma fundamental correspondente das estruturas morais e políticas da existência humana, só pode impor, em virtude de necessidades materiais, uma interdependência política parcial e fragmentária e de crescimento muito lento.

Essa forma de interdependência será recebida com relutância e hostilidade, porque navega contra o vento da natureza enquanto as nações viverem na suposição de sua plena autonomia política.

Enquanto essa interdependência essencialmente econômica se basear na estrutura e sobre o fundo daquela autonomia política plena e subentendida das nações, não fará senão exasperar as exigências competitivas e o orgulho das nações”.







MARITAIN, Jacques. O Homem e o Estado. Tradução de Alceu Amoroso Lima. Rio de Janeiro: Livraria Agir Editora, 1952.

Sobre o autor:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jacques_Maritain

Um comentário:

Lord Broken Pottery disse...

O que mais impressiona é o quanto o texto é atual.
Grande abraço