segunda-feira, 22 de setembro de 2008

PIERRE LÉVY



Pierre Lévy
Em
Por um pensamento-imagem







“Costuma-se dizer que vivemos em uma civilização da imagem ou do audiovisual.
Enquanto o tempo destinado à leitura tende a diminuir entre as novas gerações, verifica-se que o tempo dedicado a assistir à televisão e ouvir música gravada não para de crescer”.




“Como reconciliar com os prazeres da inteligência gerações orientadas para as imagens animadas e telas interativas?

Em vez de se agastar em defender o impresso clássico, por que não transformar a própria imagem animada em tecnologia intelectual?, por que não inventar uma escrita em fase com a nova ecologia cognitiva da era audiovisual?”




"Atenção! Não se trata de recorrer à imagem para ilustrar ou enfeitar o texto clássico, mas de realmente inaugurar uma nova escrita: um instrumento de conhecimento e de pensamento que seja também e intrinsecamente imagem animada”.




“Fazer da imagem animada uma tecnologia intelectual plena é contribuir para inventar uma cultura informático-midiática crítica e imaginativa, é esboçar outro caminho que não o da sociedade do espetáculo, voltada ao cintilar sem memória da televisão e a gestão “racional” pelos sistemas de informação”.



“Utopia? Sim. Reivindicamos a utopia em detrimento da preguiça e do “realismo” conformista”.







LÉVY, Pierre. A ideografia dinâmica. Tradução: Marcos Marcionilo e Saulo Krieger. 2ª Ed. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

Sobre o autor:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pierre_L%C3%A9vy

Nenhum comentário: