quarta-feira, 13 de maio de 2009

JÜRGEN HABERMAS



Jürgen Habermas
Em
Conhecimento e interesse.








“O conceito do interesse como guia do conhecimento implica os dois momentos formativos: conhecimento e interesse.

Trata-se agora de esclarecer suas conexões mútuas.

Conforme nossa experiência cotidiana o demonstra, as idéias servem muitas vezes como esquemas justificativos de ações, sem ter em conta os dados de realidade, seus móveis reais.

No nível individual, este processo chama-se racionalização; no nível da ação coletiva, denomina-se ideologia.

Nos dois casos, o conteúdo manifesto das proposições é falsificado por outro conteúdo latente refletindo os interesses de uma consciência aparentemente autônoma”.




“A espécie humana assegura sua própria existência num sistema de trabalho social e de auto-afirmação violenta; a espécie humana herda por mediação da tradição formas de vida, comunica-se por intermédio da linguagem coloquial; assegura a identificação do indivíduo em relação às normas grupais, mediante a identidade do Ego.

Desta maneira, o interesse, guia do conhecimento, determina a função do Ego no seu processo adaptativo às condições externas de existência que permeia sua formação no contexto comunicativo da vida social, construindo uma identidade oriunda do conflito entre as pretensões impulsivas e a coerção do social.

Tais pretensões são sublimadas na força produtiva acumulada de uma sociedade, na tradição cultural com que uma sociedade se autodefine e nas formas de legitimidade aceitas ou rejeitadas pela própria sociedade.

Minha terceira tese reza assim: Os interesses orientadores do conhecimento formam-se por mediação do trabalho, da linguagem e do domínio”.












CIVITA, Victor (Editor). Walter Benjamin, Max Horkheimer, Theodor W. Adorno, Jürgen Habermas, Textos Escolhidos. Traduções de José Lino Grünnewald... [et al.]. 2ª. Ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Os Pensadores)

Sobre Habermas clique no linque abaixo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/J%C3%BCrgen_Habermas

Nenhum comentário: