quinta-feira, 28 de maio de 2009

NORBERT ELIAS (2)



Norbert Elias
Em
Os Alemães.





“São inadequados os critérios de estratificação que mostram como as pessoas numa sociedade são agrupadas quando vistas unicamente desde a perspectiva de terceira pessoa do plural do investigador, como “eles”.

Tais critérios precisam ser usados em conjunto com outros derivados das perspectivas daqueles sob investigação.

Pois as pessoas que estão sendo estudadas também têm suas próprias perspectivas sobre como são agrupadas e estratificadas, vendo-se a si mesmas e, mutuamente, das perspectivas da primeira e da terceira pessoas do plural, como “nós” e “eles”.

A imagem que as pessoas que vivem juntas numa sociedade específica têm de sua própria posição e da de outras na pirâmide social deve conjugar-se com critérios de estratificação desde a perspectiva do pesquisador, a fim de formar um modelo abrangente que tenha a chance de ser fecundo em novos trabalhos; pois a experiência de estratificação pelos participantes é um dos elementos constitutivos da estrutura da estratificação”.







ELIAS, N. Os Alemães: a luta pelo poder e evolução do habitus nos séculos XIX e XX. Editado por Michael Schroter. Tradução de Álvaro Cabral. Revisão técnica de Andréa Daher. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997.

Sobre Norbert Elias clique no linque abaixo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Norbert_Elias

Nenhum comentário: