quarta-feira, 27 de maio de 2009

MONTAIGNE (4)



Montaigne
Em
Ensaios: Livro segundo
.





“Há vários anos, somente a mim mesmo tenho como objetivo de meus pensamentos, somente a mim é que observo e estudo; se atento para outra coisa logo a aplico a mim ou a assimilo.

E não creio seguir caminho errado se, como fazem com as outras ciências incontestavelmente menos úteis, comunico a outrem minhas experiências, embora me considere pouco satisfeito com meus progressos.

Não há descrição mais difícil do que a de si próprio, nem mais aproveitável, mas é necessário enfeitar-se, arranjar-se para se apresentar em público.

Assim, enfeito-me sem descontinuar, por isso que me descrevo constantemente”.




“Preocupar-se consigo parece aos outros admirar-se.

Consideram que observar e sondar a alma é amá-la exageradamente.

Mas este excesso só se verifica naqueles que se analisam superficialmente, nos que se estudam após seus negócios, nos que denominam delírio e ociosidade a expressão das sensações próprias, nos que acham que trabalhar em prol do desenvolvimento cultural é construir castelos na Espanha, nos que são estrangeiros e indiferentes a si próprios”.






MONTAIGNE, Michel de. Ensaios. Tradução de Sérgio Milliet. 1ª Ed. São Paulo: Abril Cultural, 1972. (Os Pensadores)

Sobre Montaigne clique no linque abaixo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Michel_Eyquem_de_Montaigne

Nenhum comentário: