sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

FRANCIS BACON (3)



Francis Bacon
Em
Da Amizade.





“Heráclito disse muito bem em um dos seus enigmas: “A luz crua é sempre a melhor”; e o certo é que a luz que um homem recebe, ao receber o conselho de amigo, é mais crua e límpida que a que emana do seu próprio entendimento e juízo, os quais se acham sempre infusos e impregnados dos seus hábitos e afeições.

Assim, há entre o conselho de um amigo e o de um lisonjeador; porque não há melhor remédio contra a nossa própria lisonja do que a franqueza de um amigo”.




“O apelo à voz da consciência para um rigoroso acerto de contas é, por vezes, um medicamento demasiadamente penetrante e corrosivo; ler bons livros sobre moralidade é um pouco insípido e inerte; observar nos outros as faltas em que incorremos, é frequentemente impróprio para o nosso caso; de modo que a melhor receita (a melhor, digo eu, não só para aplicar aos outros como usarmos nós mesmos) é a admoestação da amizade”.




“Um homem, que não pode representar convenientemente o seu papel, por não ter um amigo, deve abandonar a cena”.









BACON, Francis. “Da Amizade”. In. Ensaístas Ingleses. Prefácio de Lúcia Miguel-Pereira. Tradução de J. Sarmento de Beires e Jorge Costa Neves. Rio de Janeiro/São Paulo/Porto Alegre: W. M. Jackson Inc., 1950.

Sobre Francis Bacon clique no linque abaixo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Francis_Bacon_(fil%C3%B3sofo)

2 comentários:

Entre "linhas" disse...

"A Melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio
de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida"

*Laur@´s Poesias

Anna Flávia disse...

'Não há melhor remédio contra a nossa própria lisonja do que a franqueza de um amigo'.

Muito verdade.

Beijo