segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

JOHANN GOTTLIEB FICHTE

Johann Gottlieb Fichte
Em
Reivindicação da Liberdade de Pensamento.





“Sabeis, ou podeis persuadir-vos, se ainda o não sabeis, de que nem sequer sois propriedade de Deus, mas que Ele gravou livremente, no mais profundo do vosso coração, o seu selo divino: que não pertenceis a ninguém”.




“Poder pensar livremente é a diferença distintiva entre o entendimento humano e o animal”.




“Para vós é fácil subjugar o corpo dos homens, por os seus pés no cepo, as suas mãos em cadeias e, com o medo da fome ou da morte, podeis impedir que digam o que não devem dizer.

Mas nem sempre podeis estar presentes com o cepo, com as cadeias ou com os esbirros – e os vossos sabujos também não podem estar em toda a parte; uma maneira tão fatigante de governar não vos deixaria tempo para os prazeres humanos”.




“O espírito humano em geral avança só gradualmente de claridade em claridade; vós partireis sorrateiramente na vossa época, conservareis o vosso pequeno punhado de eleitos e a autoconvicção dos vossos grandes méritos.

De vez em quando, o espírito humano dá um passo violento por meio de uma revolução nas ciências – mas não vos preocupeis a tal respeito, à vossa volta, amanhecerá para os outros; vós, e os vossos tão queridos pupilos, disporeis entretanto de um aprazível crepúsculo para os vossos olhos receosos; e consolar-vos-eis assim com uma obscuridade cada vez maior”.






FICHTE, J. G. Reivindicação da Liberdade de Pensamento.
Disponível em:
http://www.lusosofia.net/textos/fichte_reinvindicacao_liberdade_pensamento.pdf

Sobre Fichte clique no linque abaixo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Johann_Gottlieb_Fichte

Nenhum comentário: