quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

KRISHNAMURTI (2)



Krishnamurti
Em
Liberte-se do Passado.






“Se considerais importante conhecerdes a vós mesmo só porque eu ou outro disse que é importante, receio então que esteja terminada toda comunicação entre nós.

Mas se concordamos ser de vital importância compreender a nós mesmos, totalmente, torna-se então diferente a relação entre vós e mim e poderemos explorar juntos, fazer com agrado uma investigação cuidadosa e inteligente.



Eu não vos exijo fé; não me estou arvorando em autoridade.

Nada tenho para ensinar-vos – nenhuma filosofia nova, nenhum sistema novo, nenhum caminho novo para a realidade; não há caminho para a realidade, como não o há para a verdade.

Toda autoridade, de qualquer espécie que seja, sobretudo no campo do pensamento e da compreensão, é a coisa mais destrutiva e danosa que existe.

Os guias destroem os seguidores, e os seguidores destroem os guias.

Tendes de ser vosso próprio instrutor e vosso próprio discípulo.

Tendes de questionar tudo o que o homem aceitou como valioso e necessário”.




“Vivendo numa sociedade tão corrupta e estúpida, em que a educação nos ensina a competir – o que gera medo – vemo-nos oprimidos por temores de toda espécie; e o medo é uma coisa terrível, que torce e deforma, que ensombra os nossos dias”.




“O homem aceitou o conflito como parte da existência diária, porque aceitou a competição, o ciúme, a avidez, a ganância e a agressão como norma natural da vida”.







KRISHNAMURTI, Jiddu. Liberte-se do Passado. Tradução de Hugo Veloso. São Paulo: Cultrix, s/data. Disponível em: http://www.scribd.com/doc/7361837/J-Krishnamurti-Libertese-do-Passado?autodown=doc


Sobre Krishnamurti clique no linque abaixo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jiddu_Krishnamurti

Nenhum comentário: